REGULAMENTO GERAL DO MOTOCROSS E SUPER CROSS 2014
1 - TÍTULO E GENERALIDADES
O Campeonato Tocantinense de Motocross é organizado e supervisionado pela Federação de Motociclismo do Tocantins (FMT) e demais clubes há ela filiado. Assim sendo, este Campeonato é de propriedade da FMT. Deverá ocorrer entre 20 de janeiro e 21 de dezembro de 2014. O Campeonato será realizado com no máximo 06 (seis) etapas e as demais Copas com no máximo 05 (cinco) etapas.
2 - PILOTOS
2.1 - Licenças
. Poderão participar das provas somente pilotos filiados a CBM, e só irá pontuar no Campeonato Tocantinense de Motocross e Super Cross pilotos filiados junto a FMT.
2.2 - Poderão participar das provas pilotos convidados de outras Federações devidamente filiados a CBM concorrendo aos troféus e premiações, sem, contudo, marcarem pontos no Campeonato.
3 - MOTOCICLETAS E CLASSES (MOTOCROSS e SUPER CROSS PRÓ)
3.1 – Categorias MX:
65cc Motos 2T de 50cc a 65cc. Homens de 7 a 12 anos e mulheres até 13 anos KTM de 50cc até 65cc para outras marcas.
85cc ou Júnior pilotos com motos 2T de 85cc a 105cc e 4T ate 150cc. Homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos
Especial A ou MX1 pilotos com motos 2T de 125cc a 250cc e 4T de 175cc a 450cc. Atletas com idade mínima de 15 anos.
MX3 2T de 100cc a 250cc e 4T de 175cc a 450cc. Homens de 35 a 55 anos.
Especial MX 4 pilotos com idade mínima de 40 anos até 60 anos, com motos 125cc até 450cc. Para participar na categoria MX4 o piloto deverá ser filiado no Estado do Tocantins.
Especial Intermediaria (B) pilotos com motos 2T de 125cc a 250cc e 4T de 175cc a 450cc. Pilotos com nível técnico bem inferior, pilotos iniciantes no 1º até o 2º ano de competições registradas e pilotos acima de 42 anos. A categoria especial B tem sua principal finalidade prepara os pilotos em destaque para participarem da categoria Especial A.
Nacional A com motos de até 250cc fabricada no Brasil, esta categoria é aberta a todos os pilotos com motos Nacionais, pilotos com idade mínima de 15 anos.
Nacional intermediária (B) PILOTOS com motos de até 250cc fabricadas no Brasil (só poderão se inscrever nessa categoria pilotos que tenham no máximo dois anos de filiação e que não possua nenhum titulo Tocantinense).
OBS: Ficando livres pilotos com idade acima de 40 anos.
OBS: Os campeões e vice Campeões tanto na Especial b e também na Nacional B se graduarão para as categorias superiores para o ano seguinte. Podendo ser criteriosamente averiguado as condições físicas e técnicas para garantir a segurança deste piloto.
A cor de fundo de numeral da motocicleta deve seguir a tabela abaixo,
65cc e 85cc - fundo branco e número preto
Motos Nacionais - fundos pretos e número branco
Motos Especiais de 125cc- 250cc 2T e/ou 450cc 4T - fundo branco e número preto; ficando o piloto notificado para a regularização em caso de está á sua moto em desacordo.
3.1- Classes
Para determinação da categoria do piloto pela idade máxima, será observada a sua idade no dia 01/01/2014.
Para determinação da categoria pela idade mínima será observado o ano em que completa a idade mínima, por exemplo, na classe MX3 fica estabelecido que os pilotos devam ser nascidos até o ano de 1979, mas coma idade de 35 anos completo, caso falte dias ou meses para a idade minina o mesmo não poderá participatr das etapas do campeonato,
OBS: apos completar a idade o mesmo estará livre para particpatr das provas mesmo que o campenato já estajá iniciado.
Os pilotos poderão competir em mais de uma classe, desde que com as devidas motos e condições específicas. Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade, firmado pelo seu responsável legal.
CATEGORIAS DO MOTOCROSS E SUER CROSS.
CATEGORIA MX E SX:
65 CC.
85CC.
NACIONAL A.
NACIONAL B.
MX3.
MX4.
ESPECIAL A.
ESPECIAL B.
3.2 - Números
É obrigatório usar número de largada dorsal, que deve ser legível e de material durável. A falta de numerais legíveis poderá acarretar penalizações.
4 – OFICIAIS.
As ações serão interpretadas pelos oficiais responsáveis da prova de acordo com a legislação desportiva vigente e os regulamentos esportivos específicos da FMT e da CBM; aquelas consideradas como antidesportivas, ou em desacordo com os interesses do esporte ou do evento em questão, estão sujeitas a sanções disciplinares previstas pelo Código Brasileiro de Justiça Disciplinar e Desportiva, e as atitudes consideradas antes desportivas tais como um choque intencional para prejudicar outro atleta, ou o corte intencional de parte do traçado da pista, acarretará na penalidade na perca de até 30 segundos do tempo geral ou a devolução da posição no momento do pódio no final da bateria.
Penalidades mais graves acatará no perca do tempo e de 10 pontos na pontuação geral.
Atitudes gravíssimas: tais como agressão a outro atleta de forma física ou ao corpo técnico da prova acarretará na desclassificação imediata da bateria que o piloto estiver participando.
4.1 - JÚRI
O Júri de Prova será composto por três membros e será nomeado pelo Presidente da FMT.
5 - REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar disponível aos pilotos e anexados a secretaria de Prova.
5.1 - Condições de Inscrição
Para o Campeonato Tocantinense de Motocross e Super Cross de 2014 as inscrições deverão ser feitas antecipadamente ATRAVÉS DO SITE
www.fmt.esp.br até a QUARTA-FEIRA que antecede à prova. Qualquer inscrição realizada após este prazo sofrerá um aumento de 50%; caso o site esteja operando com essa opção. O prazo final de inscrição até as 12:00 do domingo que acontecera a etapa, na secretaria de prova, no local do evento.
5.2 - Linha de Largada
Serão permitidos, no máximo, 20 (vinte) pilotos para a MX, e 16 (dezesseis) PILOTOS PARA SX. Pilotos para largar em cada classe se o número de pilotos for superior a isso há seleção se dará pela classificação do(s) treino(s) cronometrado(s). Além dos 20 classificados DO MX, os próximos dois tempos (21º e 22º) valerão como reserva no caso de alguma desistência antes da largada oficial, mesmo caso para o SX classifica 16 pilotos mais 2 reservas. Na falta do cronometrado o Warm Up poderá ser usado como classificação, e na falta deste o treino livre. Na impossibilidade de qualquer classificador, o Júri decidirá o critério a ser adotado.
6 - TREINOS
Durante os treinos, cada piloto poderá utilizar somente as motocicletas examinadas e aprovadas na inspeção técnica da vistoria de prova.
Os treinos são proibidos no período de 1 hora que antecede a largada da corrida, salvo a ocorrência de permissão pelo Diretor de Prova por razões específicas, devidamente aprovadas pelo Júri de Prova.
Treinos Livres:
Será organizada, no mínimo, duas sessões de treinos livres da seguinte forma:
15(quinze) minutos para as classes ESPECIAL, e 10 (dez) minutos para as classes 65cc, 85cc NACIONAL, podendo ter pequenas alterações de tempo, de acordo com o clima do tempo e demais aspectos meteorológicos.
À critério da Direção de Prova, os pilotos inscritos e aprovados na inspeção técnica, em uma determinada classe, poderão ser distribuídos em grupos.
Os horários dos treinos livres serão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa na ficha de inscrição.
6.1 - Treinos Cronometrados:
Para que o tempo do piloto possa ser considerado válido, este deverá completar, no mínimo, 1 (uma) volta completa em relação ao ponto de chegada.
Os horários dos treinos cronometrados serão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.
O resultado do(s) treino(s) cronometrado(s) decidirá (ão) a participação dos pilotos e das vagas reservas.
Em caso de empate no melhor tempo, será considerado o 2º melhor tempo entre os empatados e assim sucessivamente.
A Direção de Prova poderá a qualquer tempo, e por sua livre avaliação técnica, desclassificar qualquer piloto que julgue não estar apto a competir, sem ressarcimento do valor da taxa de inscrição ou remanejar o mesmo para uma outra categoria tendo como finalidade maio a segurança do piloto.
6.2 - Resultado(s) do(s) Treino(s) Cronometrado(s)
Os resultados do(s) treino(s) cronometrado(s) devem ser homologados pelo Júri de Prova.
7 - SILÊNCIO NOS BOXES
O silêncio nos boxes deve ser respeitado entre 22:00 e 06:00 horas, nas noites anteriores à treinos e competições.
8 - HORÁRIOS DO EVENTO
O evento será realizado com treinos sábado para todas as categorias, no domingo acontecem as provas das classes descritas neste regulamento, sendo que as classes Especiais serão realizadas em uma bateria de 10 a 15 minutos e as classes Nacionais, 65cc e 85 cc serão de até 12 minutos a bateria.
Salvo situações extremas de força maior, os horários poderão ser alterados.
9 - PROVAS
9.1 - Programa das Provas
Todos os eventos devem ser organizados em:
- uma (1) prova para cada uma das classes Especial mais 2 (duas) voltas para cada etapa, com pontuação e premiação por prova, deixando apenas a resalva do SUPER CROSS que poderá ter na classe SX 1 duas baterias em conformidade com o horário da TV, devidamente especificado no regulamento suplementar e também na programação da prova.
- Uma (1) prova para as classes Nacionais de Até 12 (doze) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa com premiação no final de cada bateria.
- Uma (1) prova para a classe 85cc, 65cc de até 12(doze) minutos mais 2 (duas) voltas para cada etapa com pódio logo em seguida na final de cada bateria.
- Os horários de largada de cada prova estarão informados no Regulamento Suplementar de cada etapa.
9.2 - Procedimento de Largada
O procedimento a ser aplicado na zona de espera, antes de cada largada, será o seguinte:
10 (dez) minutos antes da largada, a zona de espera é fechada: Todas as motocicletas devem estar na zona de espera, independentemente da largada ocorrer, ou não, no horário estabelecido no Regulamento Suplementar.
A penalidade para esta violação é a perda de seu tempo cronometrado passando a ser o último tempo. (tendo o direito de entrar apenas após o segundo reserva, se o “gate” não estiver completo, no caso de chegar ao parque fechado após a primeira moto já ter entrado na pista ou se dirigido ao “gate” de largada).
O piloto deve aguardar autorização da Direção de Prova para dirigir-se ao local de largada.
Após a decisão do Diretor de Prova de que a prova deve iniciar-se e após um sinal, os pilotos deverão deixar a zona de espera, para alinhamento no gate de largada. O mecânico poderá acompanhar o piloto no gate de largada até o momento da bandeira verde, e deverá se dirigir ao pit-stop assim que a mesma for agitada.
A ordem de escolha da posição de largada dos pilotos no gate para a prova é determinada pelos resultados dos treinos cronometrados ou equivalentes.
Após o piloto tomar sua posição no gate de largada, ele não pode mudar de posição, voltar à zona de espera antes da largada.
Uma largada coletiva será feita com os motores ligados. O Comissário levantará uma bandeira verde, momento a partir do qual os pilotos estão sob seu controle, até que todos os pilotos estejam sobre a linha de largada.
Quando todos os pilotos estiverem sobre a linha de largada, o Comissário levantará uma placa com "10 segundos". No final dos 10 (dez) segundos, ele levantará uma placa com "5 segundos" e o gate irá desarmar.
A área em frente ao gate de largada será restrita e será preparada de modo consistente, dando condições tão iguais quanto possíveis para todos os pilotos. Ninguém, exceto Oficiais e fotógrafos, será autorizado a permanecer nesta área, e nenhum tratamento da área é permitido.
Ninguém, exceto Pilotos, Oficiais e Fotógrafos, está autorizado a permanecer na área atrás do gate de largada.
10 - ASSISTÊNCIA EXTERIOR; CORTE DE PERCURSO.
Qualquer assistência externa no percurso é proibida durante o(s) treino(s) cronometrado(s) e a(s) prova(s) a menos que seja efetuado por um Comissário designado pelo organizador para garantir a segurança. Tomar atalhos no percurso é proibido.
11 - PIT STOP (ZONA DE REPAROS)
11.1-Ao lado da pista haverá uma área que deve ser reservada para reparos durante a prova. As únicas pessoas autorizadas a ficar nesta área específica são os mecânicos e chefe de equipes, que podem fazer reparos ou ajustes nas motocicletas durante as provas, com o sinalizador e os representantes das equipes devidamente credenciados, limitados a dois por piloto.
11.2-Um piloto que entrar nos boxes com a motocicleta durante a prova não será autorizado a retornar àquela prova.
Na Zona de Reparos será proibido ingressar sem camisa, descalço, portando algum tipo de bebida alcóolica, mal vestido e com comportamento anormal.
12 - SINAIS OFICIAIS
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de bandeiras
- Bandeira Vermelha: Parada imediata e obrigatória para todos
- Bandeira Amarela: Perigo diminuir velocidade e proibida a ultrapassagem quando essa bandeira estiver acionada.
- Bandeira Azul: Atenção dê passagem, acionada para pilotos retardatários.
- Bandeira Verde: Pista Livre para largada da bateria.
- Bandeira Quadriculada: Fim de prova ou Treino.
- Bandeira Preta: Desclassificação imediata do atleta.
13- VISTORIA TECNICA
13.1 - Itens obrigatórios de Vistoria:
- Moto em bom estado;
- Raios das rodas em bom estado;
- Freios, manetes e acelerador com funcionamentos normais;
- Protetor de pinhão;
- Largura de guidom;
- Corta corrente funcionando;
- Manetes com proteção nas extremidades (bolinha);
- Proibido o uso de descanso nas motos;
- Proibido o uso de faróis e lanternas;
- Fixação de guidom e mesas em bom estado;
- Number Plates e numeração em bom estado
14 - RESULTADOS
O vencedor de uma prova é o piloto que atravessar a linha de chegada em primeiro lugar.
Um piloto não será classificado se ele:
a) Não tiver completado 50% do número total de voltas completadas pelo vencedor;
b) Se 50% do número de voltas não corresponder a 1 (um) número inteiro, então o resultado será arredondado para o próximo número inteiro;
Todos os resultados devem ser homologados pelo Júri de Prova.
15 - PONTUAÇÃO DO CAMPEONATO TOCANTINESE DE MOTOCROSS
Cada prova válida marcará pontos independentes para o Campeonato.
Os pontos serão atribuídos para o Campeonato Tocantinense de Motocross em cada bateria válida como segue:
01º Lugar – 25 Pts 06º Lugar - 11 Pts 11º Lugar- 06 Pts
02º Lugar – 20 Pts 07º Lugar - 10 Pts 12º Lugar -05 Pts
03º Lugar – 17 Pts 08º Lugar - 09 Pts 13º Lugar -04 Pts
04º Lugar – 15 Pts 09º Lugar - 08 Pts 14º Lugar -03 Pts
05º Lugar – 13 Pts 10º Lugar - 07 Pts 15º Lugar -02 Pts
16º Lugar – 01 Pts
.
16 – PENALIZAÇÕES:
16.1 O piloto que em algum momento desrespeitar a equipe organizadora ou qualquer membro que compõe o Júri de prova esse será penalizado Perda de 10 até 30 segundos do seu tempo total de prova, perca de até 5 pontos ou exclusão da prova.
16.2 A violação deste Regulamento acarretará em penalidade;
PENA: Perda de 10 até 30 segundos do seu tempo total de prova, perca de até 5 pontos ou exclusão da prova.
16.3 Ultrapassar sob-bandeira amarela;
PENA: Perda de 10 segundos do seu tempo total de prova, perca de até 5 pontos ou exclusão, dependendo do entendimento do Diretor de Prova.
Se o piloto que obtiver vantagem sob-bandeira amarela e devolver a posição imediatamente não haverá punições.
Piloto que de forma intencional prejudicar outro piloto na ultrapassagem, e devolver a posição imediatamente não haverá punição.
16.4 Piloto que de forma intencional derrubar outro piloto, para obter vantagem perderá 5 pontos, ou pagará a penalidade máximo dos 30 segundos; contado do momento da bandeirada final.
16.5 Para melhor entendimento de que forma as penalidades será aplica, um oficial do júri informará imediatamente a penalidade aos mecânicos ou chefe de equipe do piloto, informará imediatamente no som do box e no som oficial da prova, dando assim oportunidade para o piloto reparar o seu erro ou pagar a punição.
17 - CERIMÔNIA DE ENTREGA DE PRÊMIOS
Os cinco primeiros colocados em cada bateria, deverão se dirigir ao pódio IMEDIATAMENTE após o término da bateria, sem conceder entrevistas, ou qualquer outro ato que provoque atraso na premiação.
18 – PREMIAÇÃO
18.1 - Moeda
As ajudas de custo serão pagas AOS PILOTOS PRESENTES, DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS DOCUMENTALMENTE, OU SEUS REPRESENTANTES QUANDO MENORES.
O valor total da ajuda de custo poderá alternar de uma etapa para outra e será divulgado no Regulamento Suplementar de cada prova.
18.2 - Troféus
Os cinco primeiros colocados de cada prova válida deverão ser premiados com troféus no pódio. O piloto que não se apresentar ao pódio não terá direito ao valor de premiação referido.
19 - AUTORIDADES DO EVENTO:
Desde o inicio da Vistoria até o inicio das provas, bem como após as provas até a Homologação final dos resultados, o evento está sob a autoridade do Júri de Prova.
Durante as provas cabe ao Diretor de Prova a autoridade sobre o evento.
Este regulamento poderá ser alterado pela Comissão de Motocross da FMT, ressalvados direitos adquiridos, sendo que qualquer alteração ou atualização será obrigatoriamente publicada e divulgada em adendo.
Os Casos Omissos a este regulamento serão decididos em conformidade com os regulamentos da ‘’CBM’’ naquilo que não colidirem com as diretrizes esportivas Brasileiras.
Este Regulamento foi elaborado pela Federação de Motociclismo do Tocantins com os mesmos critérios do regulamento da CBM, e foi sancionado pelo Presidente FMT.
Federação de Motociclismo do Tocantins
Palmas, 02 de Janeiro de 2014